Blog Rapt

Artigos de Marketing Digital e principalmente SEO e SEM

SEO, sabe o que é? Entenda esta modalidade de marketing digital.

SEO entenda o que é Search Engine Optimization ou Otimização de Sites para Mecanismos de Busca

O SEO (Search Engine Optimization) é uma forma de otimizar e popularizar um site. Tem como objetivo elevar o ranqueamento dele nos mecanismos de busca da internet (Google, Bing, Cade, etc), de maneira que as pessoas realmente interessadas no seu site, o encontrem mais facilmente.
Ele surgiu a partir das melhorias desses buscadores que anteriormente organizavam os links de forma alfabética (como alguns diretórios web fazem até hoje).

Atualmente, são utilizados centenas de fatores na classificação de um site, desde palavras-chave a ele relacionados até sua relevância, que é determinada por algoritmos. Inicialmente o Google, utilizava um sistema de pontuação de 0 a 10, o Google Page Rank.

Ainda que sua fórmula seja guardada a sete chaves, existem técnicas para subir o posicionamento de um site e é delas que o SEO se utiliza em seu trabalho.

Quais são as estratégia do SEO

As principais estratégias do SEO se baseiam em criar um conteúdo de qualidade, analisar a arquitetura e desenvolvimento do site, pesquisa de palavras-chave, análise da concorrência, melhor indexação de páginas profundas e na construção de links (Link Building). Assim se obtém um grande número de referências oriundas de comentários em blogs, diretórios web, releases e mídias sociais que se vinculem ao seu site, visando tanto aumentar o número de visitantes quanto sua efetividade em realizar o que o site se propõe (compras, assinaturas, etc).

O Link Building é um dos pilares do trabalho do SEO, pois um ótimo conteúdo, apesar de atrair naturalmente links, corre o risco de se perder no hiperespaço se não for bem vinculado.
Ao contrário do SEM (Search Engine Marketing), que é uma forma de anúncio pago por clique (“pay-per-click” ou PPC), ele demanda um tempo maior de implementação e agrega valor em longo prazo.

Além de ser mais barato numa perspectiva de longo prazo, conta com a vantagem das pessoas confiarem mais nos resultados orgânicos e proporciona benefícios mais duradouros. Como se costuma dizer, o SEO leva o visitante até a sua porta, e um bom conteúdo é responsável por fazer este visitante tornar-se um cliente do seu site.

1 Response

Deixe uma resposta