Blog Rapt

Artigos de Marketing Digital e principalmente SEO e SEM

Tags ou Categorias o que é melhor pro SEO

[separator headline=”h2″ title=”Qual o impacto de Tags e Categorias no SEO?”]

Em português, Tag significa Etiqueta ou Marcador e sem precisar de muito esforço, é fácil imaginar para que serve uma etiqueta. No mundo físico, Tags ou Etiquetas servem para criar um vínculo visual ou sensorial com um conteúdo qualquer, esteja este dentro de uma caixa, um pote, uma pasta, enfim é um parâmetro de identificação.
No mundo digital, Tags e Categorias servem simplesmente para facilitar a navegabilidade do seu site, uma vez que ambas são apenas formas semelhantes de ordenar ou organizar as informações. Em geral as Categorias são utilizadas para a classificação de grandes grupos relacionados enquanto que as Tags são mais utilizadas para uma classificação mais detalhista ou focada em determinado assunto ou mesmo uma palavra.Caso você se empolgue e comece a adicionar toneladas de categorias e tags em seu site, é bem possível que acabe criando um excesso de páginas que terão conteúdo muito semelhante e para os motores de busca, isso é um bom motivo para enfraquecer o seu poder de classificação e eventualmente para penalizar o seu site por causa deste conteúdo duplicado.De acordo com o WordPress as Tags e Categorias são conhecidas como formas de Taxonomia.[pullquote align=”left”]Taxonomia – ciência ou técnica de classificação.  [/pullquote]Não por acaso, se hoje estamos falando sobre Tags e Categorias, o WordPress é um dos grandes responsáveis por disseminar a utilização das Tags em sua plataforma CMS, a partir da versão 2.3, antes disso apenas era possível a utilização das categorias.

 

[separator headline=”h3″ title=”As principais diferenças entre as Tags e Categorias”]

Categorias

  • Podem ter hierarquia (podendo ser aninhadas como categorias Pai e Categorias Filho )
  • São usados ??melhor como  “menu” – se o seu site é um blog WordPress, as categorias podem ser aproveitadas para caber em seus menus principais, na parte superior , ou na barra lateral.
  • Um arquivo da categoria pode ser a página inicial
  • O Ideal é que seu site possua um número de 5 a 8 categorias. Mas você pode inserir mais se considerar necessário.
  • Categorias existem, desde o início do WordPress.
  • Quando usado desta forma adequada , os arquivos da categoria devem ser indexados pelos motores de busca.

 

Tags

  •  Não têm nenhuma hierarquia (não podem ser aninhados )
  • Dentro do WordPress, não é possivel utiliza-las nos menus, mas são largamente utilizadas em ” nuvens de tags ” nas barras laterais e na parte inferior dos posts. Eles funcionam melhor como esse tipo de navegação, se os usuários querem encontrar artigos semelhantes de uma forma muito mais específica.
  • A Tag não pode ser a página inicial
  • Você pode usar quantas tags quiser, mas não deve usa-las como categorias. Eles devem ser mais detalhadas.
  • No início do WordPress apenas existiam Categorias, as Tags foram adicionados depois .
  • Tenha muito cuidado ao Indexar as Tags, elas podem duplicar o seu conteúdo sem você perceber.

 

[alert type=”warning” close=”true”]Atenção: Categorias são para classificar o conteúdo de seu site em 5 a 7  “grupos” de temas principais. Tags são para afinar os ítens destes temas, devem ser muito mais específicos que as categorias. [/alert]

 

[alert type=”error” close=”true”]Você não deve usar categorias iguais as Tags e vice versa. Ambas devem ser sempre distintas.[/alert]
[separator headline=”h3″ title=”Beleza! Então o que é melhor para o SEO, Tags ou Categorias?”]

Bom senso. O impacto para SEO é praticamente o mesmo, desde que você utilize as boas práticas, os mecanismos de busca pouco se importam com os métodos de classificação de conteúdo que você usará, basta que não duplique textos e urls.

Este post por Exemplo está dentro da Categoria SEO e utiliza as Tags – “boas práticas”, “tags” e “categorias” como referência específica, no entanto se prestarem atenção na url, a mesma não faz uso nem das tags e nem das categorias e refere apenas ao Post em si.

 

 

Deixe uma resposta