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O que é SEO?

O que é SEO?

SEO é a Otimização de Sites para Mecanismos de Busca e resumindo bem, este é um trabalho que visa aumentar o tráfego orgânico do seu site através do desenvolvimento de estratégias e aplicação de técnicas que o tornam mais atraente para o Google e para as Pessoas.

A parte interessante é que 98% das pessoas nunca vão além da 2a página para obter um resultado e a grande maioria não passa sequer da 4a posição dos resultados de busca. Levando em conta esta lógica, quanto melhor o posicionamento do seu site nos resultados de busca, maior será o seu tráfego orgânico e quanto mais tráfego, mais chance você tem de conseguir uma conversão.

Se o Google considera o seu que o seu site possui páginas que são as respostas mais relevantes para aquilo que foi buscado, estas páginas tendem a aparecer em primeiro.

Profissionais de SEO analisam o seu site e aplicam as regras e tecnicas com mais chance de acertividade para gerar tráfego orgânico de qualidade.

Identificando o tráfego orgânico

Sabe quando você faz uma busca no Google? Então, as respostas ou snippets onde NÃO aparecem as caixas verdes com os dizeres – “Anúncio” – costumavam ser os resultados orgânicos.  Agora as coisas mudaram um pouco e o Google eventualmente pode fornecer respostas diretas para operações matemáticas, traduções de palavras, cotações de moedas, mapas de locais, entre outros novos formatos e além de tudo isso,  através do que denominou – “Snippets em Destaque”.

Para não confundir, dá uma olhada na imagem mais abaixo. Destacamos os snippets com cores e no caso, pesquisamos a palavra-chave: “planejamento estratégico“.

O que é tráfego orgânico?
C
lique para expandir a Imagem.

– Em azul, estão os anúncios do Google, quando você faz uma campanha de Links Patrocinados na rede de pesquisa do AdWords, é isso o que você cria. Anúncios pagos e que certamente geram tráfego pago. Uma maneira excelente de manter-se entre os primeiros resultados e inclusive de  descobrir palavras-chave que geram conversões e utiliza-las nas campanhas de SEO. Lógico que tudo tem um preço aqui o esquema é: Clicou, Pagou. Parou de pagar, acabam os cliques.

– Em amarelo, está o tal o Snippet em Destaque. Este tipo de resposta é bem recente e alguns entendedores de SEO se preocupam bastante com este formato, mas aqui na RAPT consideramos que eles fazem parte da estratégia de conseguir tráfego orgânico e até gostamos deles.

– Em verde, estão os famosos e tão queridos resultados orgânicos. Quando uma pessoa clica em um resultado orgânico ou natural e acessa o seu site, parabéns!! Você conseguiu um acesso por tráfego orgânico.

Quando você consegue centenas ou milhares de acessos orgânicos, eu diria que você tem um bom primeiro passo. O proximo passo é converter mais.

Todos os outros milhões de resultados que aparecem depois, incluindo as imagens, são também resultados orgânicos e que podem gerar mais tráfego. O único porém, é a quantidade. Quanto mais longe da primeira página, menor a chance de cliques e conversões.

Se existem vários buscadores? Por que até agora só foi citado o Google?

Bom, ele é o Buscador mais utilizado do mundo. Ao menos fora da China e da Rússia. Os outros buscadores como O Bing, Yahoo, Ask, Duck Duck Go, etc, possuem menos de 4% da fatia de mercado e por este motivo não produzem tanto tráfego orgânico quanto o Google. A grande mágica se deve ao fato do Google analisar e classificar quais sites possuem o conteúdo mais relevante para quem faz a pesquisa.

Como ele define a posição do meu site?

Primeiro seria interessante entender o que faz um buscador. Em poucas palavras eles vasculham, copiam e criam índices analisando metadados de qualquer coisa na internet.
Buscadores como o Google, Bing, etc, utilizam-se de robôs (os quais você deve conhecer como crawlers ou spiders) que seguem os caminhos da estrutura de links do seu site para “ler” ou vasculhar todo o conteúdo, incluindo aí: títulos das páginas, URLs, Imagens, Videos, Tags HTML, arquivos PDF, Metadados, etc, e cria uma cópia dele em seus diversos servidores. A grande sacada é que assim como acontece com o seu site, o Google vasculha e copia outros bilhões de sites interconectados na Internet, ao mesmo tempo que seu algoritmo analisa aproximadamente 300 fatores de posicionamento de SEO comparando todos estes dados para gerar um índice que forneça respostas inteligentes para quem está buscando algo.

Infelizmente não é muitos fácil saber exatamente qual o peso de cada fato e fica óbvio que esta lógica toda é guardada a sete chaves. Pra “facilitar” o trabalho de SEO o Google altera partes da lógica na média de 2 vezes por dia, ou seja, umas 600 vezes no ano.

Entre todos os fatores que o Google analisa, existe algum que seja mais importante para melhorar os resultados de SEO do meu site?

Eu não saberia listar apenas um único fator, para cada campanha pode-se priorizar um ou outro ponto mais urgente a resolver, ainda assim posso dizer que os pontos abaixo são os mais comuns para começar a ter resultados:

– links externos relevantes que apontem para o seu site, o que consequentemente melhora a autoridade do domínio
– ter uma boa estrutura e distribuição de links internos, que em conjunto com certas regras de criação de textos e utilização de palavras-chave, conseguem melhorar a autoridade das páginas
– escolher palavras-chave que sejam a resposta das perguntas que seus clientes fariam
– utilizar estas palavras-chave para a criação de conteúdo inédito e relevante
– possuir uma boa estrutura on-page, títulos, tags, velocidade do site, HTTPS, etc
– evitar erros comuns como copiar conteúdos já publicados em outros site ou ter várias versões do próprio site sem os redirecionamentos corretos.

Para ter uma idéia mais abrangente sobre os fatores de “rankeamento”, confira este artigo do MOZ: https://moz.com/search-ranking-factors 

 

Maravilha! Já sei o que é SEO, meu site vai aparecer em primeiro, certo?

Calma lá! O buraco é um pouco mais embaixo. Ninguém pode garantir que seu site vai aparecer em primeiro em nada, existem muitas variáveis para cada tipo de estratégia, cada tipo de negócios e acredite, seus concorrentes já devem estar trabalhando com SEO.
Pode ser que seu site não tenha força de SEO, pode haver conteúdos duplicados ou mesmo uma quantidade grande de erros graves, existem diversos fatores que podem influenciar negativamente nos resultados.  Em todo caso, nem tudo é trevas, o lado bom da Força nos ensina que existem infinitas possibilidades e estratégias que podem ser elaboradas para conseguir posicionar seu site em primeiro com determinadas palavras-chave. Em geral, a utilização de palavras-chave long-tail com pouca concorrência trarão resultados mais rápidos do que utilizando palavras-chave curtas, genéricas e super concorridas.

Na hora de iniciar o trabalho de SEO o mais importante é idealizar os resultados desejados e a partir daí desenvolver um planejamento que servirá de base para criar e executar as ações necessárias para cumprir os objetivos até que estes resultados sejam alcançados.

Concluindo: aplicar as estratégias de SEO com base em um planejamento bem elaborado, podem fazer com que seu site seja acionado em buscas pré-determinadas e apareça em primeiro, sim!

 

Vale a pena investir em SEO?

Sim. O SEO traz resultados de longo prazo, porém, altamente é sustentável, é comum que os resultados continuem aparecendo por um bom tempo, mesmo que você pare de investir. São grandes as chances de retorno muitas vezes maior que o investimento. Temos alguns cases onde uma única palavra é a responsável por mais de 100.000 acessos mensais, em outro, o processo todo representa hoje uma economia de quase R$ 200.000,00 / mês se compararmos com a quantidade de cliques que são gerados em campanhas pagas pelo mesmo cliente.

Espero que ter ajudado a compreenderem um pouco mais sobre o que é SEO.

Faltou dizer que nos países de língua inglesa é chamado de Search Engine Optimization.

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