O que é Link Building? Saiba mais sobre este mecanismo do SEO
Entender como funciona o Link Building é o primeiro passo para pensar em agregar mais relevância para seu site
Link Building é uma forma de conseguir links em outros sites (links externos), que direcionam para o seu site. É uma forma de estratégia ou gestão para conseguir um número maior de ligações na web de modo a agregar relevância para seu site, aumentando assim o número de visitas recebido por ele.
A quantidade de links externos que seu site possui faz com que os mecanismos de busca compreendam a relevância do seu site, elevando-o a melhores posições no ranking de páginas mais visitadas detectadas por estes buscadores (Google, Bing, Yahoo, dentre outros). Os buscadores usam os algoritmos para detectar esta relevância, sendo de muita importância para o SEO (Search Engine Optimization), o conteúdo gerado por seu site.
Quanto melhor seu conteúdo, mais relevância e sustentabilidade a longo prazo ele terá, uma vez que mais pessoas o estarão visitando sempre.
Mas vamos por partes. Para entender o que é Link Building, é preciso entendermos o que é um link. Link é uma expressão da linguagem de informática, oriunda da língua inglesa, cujo significado é ligação. Pode ser um termo, uma palavra ou uma imagem que quando clicamos dará acesso a um documento qualquer.
A importância de um link é que através dele sua página pode ser acessada diretamente por robôs de busca e pessoas. Quando corretamente configurado, servem também como uma forma de os buscadores avaliarem a quantidade de visitas e, portanto, a popularidade de seu site (essas métricas e estatísticas podem ser acessadas através de ferramentas gratuitas como o Google Analytics). Palavras que estão no conteúdo dão relevância para a página que está sendo linkada, e dessa forma ajuda o posicionamento nos resultados de busca não paga.
Uma das causas do sucesso do Google foram os links como fator de posicionamento. O seu algoritmo Page Rank foi pioneiro, no ano de 1997, em mostrar resultados de acordo com o que as pessoas linkavam. Como no mundo do SEO as informações mudam e se renovam constantemente, hoje o Page Rank não possui tanto peso para as análises de SEO.
O casamento entre o Link Building e o conteúdo é uma das principais armas do SEO
O conteúdo é importante, pois ele será o motivo pelo qual pessoas terão interesse por seu site para assim trazer mais cada vez mais visitantes, como já citamos aqui. O conteúdo é rei para o SEO. Através dele pode ser feito um trabalho de posicionamento de palavras-chave nos mecanismos de busca. Porém, será o link building que ajudará seu site a ter mais relevância e assim chamará maior atenção a seu conteúdo.
Por este motivo, alguns especialistas consideram o Link Building como um dos pilares do SEO. Apesar dessa motivação, muitas pessoas ainda não se deram conta da importância dessa estratégia em manter seu site bem posicionado, ou ainda não conseguem manter uma disciplina de gerir seus próprios links, o que é bastante comum.
Conseguir links é por muitos considerado uma arte. É um trabalho árduo de relacionamento com a web e seus “heavy users”, um amplo entendimento das ferramentas de busca e muita criatividade. A qualidade dos links também conta como um fator considerável em SEO. Um link que esteja alocado em um endereço da web que possui maior força, sempre trará mais relevância a seu site. E um que esteja alocado em endereço de menor força, menos relevância. Mas ainda ajudam no efeito final do Link Building.
O Link Building é uma excelente estratégia para alcançar um bom posicionamento em mecanismos de busca, como o Google. É um trabalho a médio e longo prazo, que funciona como uma locomotiva a vapor. Aos poucos seu resultado é sentido no aumento de visitas, de cliques e de conversões do seu site, gerados pela melhora nos posicionamentos de busca. E isso com certeza fará aumentar o número de visitas ao seu site, aumentará também a exposição de sua Marca e muito provavelmente o lucro gerado por seu site. Decidir usar Link Building para seu negócio é hoje uma estratégia excelente e vem sido usada por mais e mais empresas. Provavelmente seu concorrente já o fez!