Tags ou Categorias o que é melhor pro SEO
[separator headline=”h2″ title=”Qual o impacto de Tags e Categorias no SEO?”]
No mundo digital, Tags e Categorias servem simplesmente para facilitar a navegabilidade do seu site, uma vez que ambas são apenas formas semelhantes de ordenar ou organizar as informações. Em geral as Categorias são utilizadas para a classificação de grandes grupos relacionados enquanto que as Tags são mais utilizadas para uma classificação mais detalhista ou focada em determinado assunto ou mesmo uma palavra.Caso você se empolgue e comece a adicionar toneladas de categorias e tags em seu site, é bem possível que acabe criando um excesso de páginas que terão conteúdo muito semelhante e para os motores de busca, isso é um bom motivo para enfraquecer o seu poder de classificação e eventualmente para penalizar o seu site por causa deste conteúdo duplicado.De acordo com o WordPress as Tags e Categorias são conhecidas como formas de Taxonomia.[pullquote align=”left”]Taxonomia – ciência ou técnica de classificação. [/pullquote]Não por acaso, se hoje estamos falando sobre Tags e Categorias, o WordPress é um dos grandes responsáveis por disseminar a utilização das Tags em sua plataforma CMS, a partir da versão 2.3, antes disso apenas era possível a utilização das categorias.
[separator headline=”h3″ title=”As principais diferenças entre as Tags e Categorias”]
Categorias
- Podem ter hierarquia (podendo ser aninhadas como categorias Pai e Categorias Filho )
- São usados ??melhor como “menu” – se o seu site é um blog WordPress, as categorias podem ser aproveitadas para caber em seus menus principais, na parte superior , ou na barra lateral.
- Um arquivo da categoria pode ser a página inicial
- O Ideal é que seu site possua um número de 5 a 8 categorias. Mas você pode inserir mais se considerar necessário.
- Categorias existem, desde o início do WordPress.
- Quando usado desta forma adequada , os arquivos da categoria devem ser indexados pelos motores de busca.
Tags
- Não têm nenhuma hierarquia (não podem ser aninhados )
- Dentro do WordPress, não é possivel utiliza-las nos menus, mas são largamente utilizadas em ” nuvens de tags ” nas barras laterais e na parte inferior dos posts. Eles funcionam melhor como esse tipo de navegação, se os usuários querem encontrar artigos semelhantes de uma forma muito mais específica.
- A Tag não pode ser a página inicial
- Você pode usar quantas tags quiser, mas não deve usa-las como categorias. Eles devem ser mais detalhadas.
- No início do WordPress apenas existiam Categorias, as Tags foram adicionados depois .
- Tenha muito cuidado ao Indexar as Tags, elas podem duplicar o seu conteúdo sem você perceber.
[alert type=”warning” close=”true”]Atenção: Categorias são para classificar o conteúdo de seu site em 5 a 7 “grupos” de temas principais. Tags são para afinar os ítens destes temas, devem ser muito mais específicos que as categorias. [/alert]
[alert type=”error” close=”true”]Você não deve usar categorias iguais as Tags e vice versa. Ambas devem ser sempre distintas.[/alert]
[separator headline=”h3″ title=”Beleza! Então o que é melhor para o SEO, Tags ou Categorias?”]
Bom senso. O impacto para SEO é praticamente o mesmo, desde que você utilize as boas práticas, os mecanismos de busca pouco se importam com os métodos de classificação de conteúdo que você usará, basta que não duplique textos e urls.
Este post por Exemplo está dentro da Categoria SEO e utiliza as Tags – “boas práticas”, “tags” e “categorias” como referência específica, no entanto se prestarem atenção na url, a mesma não faz uso nem das tags e nem das categorias e refere apenas ao Post em si.