Title Tags – Qual o tamanho ideal para os Títulos dos seus Artigos?
Title Tags – Para quem não conhece, as Title Tags são marcações HTML que servem para que o navegador inclua no título da página uma frase que seja relacionada ao conteúdo ou descreva resumidamente sobre o que é a página, já nas páginas de resultados dos sistemas de busca (SERPs – search engine page results – em inglês), as Title Tags são utilizadas para mostrar uma prévia do conteúdo para quem faz a busca. As Title Tags também são utilizadas quando alguém compartilha um conteúdo nas redes sociais como, por exemplo, o Facebook.
Como é feita essa marcação nas páginas do meu site?
Assim ó:
[toggle title=”Exemplo de Código – Title Tags” open=”true” icon=”star”]
<head>
<title>Este aqui é o local para inserir o Título da sua Página</title>
</head>
[/toggle]
Se você abrir o código fonte da sua página HTML, é bem provável que encontre a tag Title lá, e se não estiver lá é melhor falar com o seu Webmaster.
Qual a Importância delas para o SEO?
Toda. Diversos espacialistas em SEO a consideram as Title Tags como um dos fatores de ranqueamento do SEO on-page (tudo o que está dentro da sua página) mais importantes depois do conteúdo (o Conteúdo é o fator mais importante para um bom posicionamento de SEO). Aqui na Rapt costumamos dizer que “Conteúdo é Rei em SEO”.
Legal, já sei o que são mas, existe um comprimento ideal em caracteres para as Title Tags?
Boa pergunta! A respostas é que pode complicar um pouco. Então, não existe um número exato. Sabe aquela velha frase dos bons entendedores? – “Para um bom entendedor meia palavra basta” – o Google deve estar começando a levar isso muito a sério. Numa das últimas alterações que o Google fez nos resultados de pesquisa, houve uma pequena diferença em como estes resultados são apresentados, mais especificamente nas Title Tags.
A Imagem abaixo mostra como o Google expões as Title Tags nos Resultados de Busca atualmente.
Brincadeiras a parte, até o começo de 2014 os especialistas de SEO consideravam que um bom tamanho de Title Tag era entre 60 e 70 caracteres, mas após o redesenho da estrutura de resultados de pesquisa do Google, algumas coisas mudaram – para maior. Ao menos as fontes ficaram maiores. O Google aumentou o tamanho da fonte (Arial – 18px) do título, possivelmente para facilitar a leitura e experiência do usuário, porém o espaço (bloco com aproximadamente 512px) destinado para estes títulos nos resultados de busca, não aumentou. Em resumo, ao aumentar o tamanho da fonte e não do “box” o Google comeu ai uma média de 6 caracteres, pra ficar ainda mais complicado a fonte Arial possui um espaçamento diferente para cada letra e ai é possível perceber que textos com a mesma quantidade de caracteres possuem tamanhos diferentes e obviamente aparecem de maneiras diferentes.
Se o seu título possui palavras em “CAIXA ALTA” – o que não é exatamente o recomendado – visualmente você utilizará mais espaços do que utilizando palavras em “caixa baixa” e a chance de ter o seu texto de título cortado é maior.
Já que não existe um número exato, vamos para a média. Prefira utilizar “Titles” com 54 a 60 Caracteres – ou o quanto couber de letras no box de 512px, sem que o Google corte o restante de seu texto e insira os “‘…” para mostrar que seu título é maior que isso.
[alert type=”info” close=”false”]54 a 60 – Caracteres – ao manter seus títulos nesta média, estima-se que 95% das visualizações dos seus títulos serão mostrados corretamente e sem cortes [/alert]
A Ferramenta abaixo permite que você teste as variações dos Títulos e entenda como o Google poderá cortar parte do texto.
Faça seus testes e use a vontade, você vai perceber que o Google destaca as palavras chave usadas na busca, se elas estiverem no título.
Digite o Texto do Título:
Digite a Palavra Chave (opcional):
Dicas rápidas para Otimizar o seu Título
Tente utilizar Títulos com o máximo de 60 Caracteres, incluindo o nome da sua Marca no final.
Mantenha as palavras chave no início do texto – isso ajuda no posicionamento e pode influenciar na hora do usuário clicar no resultado da sua busca.
Formato Ideal: Palavra Chave Principal – Palavra Secundária | Sua Marca