OPT-IN | A maneira correta de crescer sua lista de E-mails
A importância do OPT-IN na criação de seu mailing
Hoje em dia não faltam “empresas” que vendem listas “OPT-IN” para envio de e-mail marketing. Conseguir uma lista com 20.000 e-mails é aparentemente barato. Não custa fazer alguns disparos , vai que uma parcela das pessoas que receberem sua campanha efetivem uma compra. E ai é SUCESSO!!
Na realidade as coisas funcionam de forma um pouco diferente diferente. Em primeiro lugar uma lista OPT-IN jamais poderia ser comprada ela tem que crescer com sua empresa e além do mais as mensagens não solicitadas ferem a sua Marca, a sua Campanha e a Credibilidade de sua Empresa. Você até mesmo pode considerar um sucesso ter conseguido 15 ou 20 vendas de um único disparo de um mailing de 20.000 pessoas mas deve considerar um ponto, elas não querem que você mande um e-mail que não as interessa, assim você está só destruindo a reputação de sua Empresa.
O que você deve ou deveria saber? Em média, listas compradas vem com uma média 20 a 30% de cadastros inválidos, então considerando este universo de 20 mil cadastros, apenas 14 mil pode ser que receba sua mensagem mas é quase certo que 80% excluirá seu e-mail antes de abrir, tendo sorte sobram ai 2800 pessoas que provavelmente visualizarão a campanha e agora também possuem um primeiro motivo para odiar ou desconfiar de sua empresa.
Esse tipo de prática deve ser evitado a qualquer custo. Você deve convidar as pessoas a conhecerem a sua Marca pelos benefícios e vantagens que possui, por aquilo de melhor que ela representa. A prática do SPAM é péssima em todos os sentidos. Se você não gosta de receber porque imagina que outros gostariam? Evite o SPAM! Construa listas OPT-IN incentive as pessoas a receberem suas campanhas, ofereça vantagens, descontos e atrativos que indiquem o que sua Marca oferece de melhor.
Construir um mailing válido não é tarefa fácil, mas ainda é a maneira mais inteligente e econômica de atingir resultados efetivos. Peça permissão às pessoas, faça com que elas confirmem que desejam receber suas informações e se possível consiga com que confirmem mais de uma vez (Double OPT-IN) . Desta forma você conseguirá aumentar a margem de acerto nas campanhas e evitar o desgaste da sua Marca.
Desde 2002, quando lançamos a primeira versão do GEM, acompanhamos de perto e instruímos nossos clientes a construir bases OPT-IN e constatamos que a efetividade da campanha pode ultrapassar os 25% de visualização, em alguns casos 40% e até mais, é fato. Mais que isso, alguns atingem metas de vendas que vão de 0,5% a 13% a cada campanha. Se fizermos uma comparação com o exemplo dado acima, uma empresa com uma lista OPT-IN de 20.000 pessoas teria conseguido de 2500 a 8000 visualizações e algo entre 15 e 180 vendas efetivas.
Logicamente aqui estamos citando exemplos, é óbvio que os resultados variam de empresa para empresa, mas está totalmente de acordo com a realidade de nossos atuais clientes.
Fique de olho nos próximos artigos e entenda como tornar suas campanhas cada vez mais efetivas.