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Textos SEO – Criação de Conteúdos Otimizados para SEO

Guia para Criação de Conteúdos e textos Otimizados para o Google (SEO)

Documento de Treinamento SEO

Considerando que SEO (Search Engine Optimization) é a ciência de marketing digital específica do tema e o conteúdo é um dos principais fatores para melhorar o posicionamento de um site, elaboramos este guia para criação de textos SEO. Não é uma regra seguir isso, mas é uma boa sugestão de estratégia baseada em alguns fatores de peso.

O conteúdo otimizado para SEO deve seguir algumas regras e fluxos para se posicionar entre os melhores resultados de busca. Na verdade o seu conteúdo precisa ser bom. Precisa entregar ao leitor uma resposta daquilo que ele procura. Caso contrário não vai ficar muito longe de um click-bait (aqueles sites que te atraem com um título interessante e depois que você entra o conteúdo é um lixo ou não tem nada que ver com o que procurou e que algumas vezes ainda te abrigam a clicar em anúncio). Prosseguindo, esta é a nossa sugestão para criar bons textos SEO e posicionar nos buscadores como o Google.

 

Definição da Palavra-chave (Keyword Density)

Todo o conteúdo deve ser focado em uma palavra-chave principal – existem várias maneiras de escolher uma lista de palavras-chave, desde ferramentas pagas como Semrush,  ahrefs até as gratuitas como Ubersuggest e o próprio Google ou mesmo a Ferramenta de Palavras-chave do Google Ads*, mas não vamos aprofundar nestes detalhes agora. Para este caso, vamos supor que você já fez a sua pesquisa, identificou uma palavra com um volume razoável de buscas mensais e sabe que por ser uma palavra de calda longa ela oferece um menor grau de dificuldade para posicionar. Por hora vamos chamá-la de palavra-chave primária, ok?

Para um texto de 600 palavras, esta palavra deve ser repetida no conteúdo no umas 4 vezes (isso cria densidade), além de mais 5 – 10 vezes de um modo similar. Óbvio que tudo depende do tamanho do texto que você vai criar. Textos com mais de 1000 palavras podem conter mais algumas repetições (mas não extrapole!) .

Lembre-se: a base do sucesso para os textos SEO é a qualidade do conteúdo. Quanto mais conteúdo de qualidade, mais fácil você atrairá as pessoas e terá mais chances de gerar resultados.

* Ferramenta de Palavras chave
É a ferramenta do Google Ads que pode ser usada para ver quais palavras-chaves são mais buscadas por usuários. Clique aqui e dê uma olhada.

IMPORTANTE: você pode criar uma folha de EXCEL, Google Sheets, etc., com uma lista de palavras-chave de acordo com cada URL. O que isso quer dizer? Cada texto otimizado por SEO será focado em uma palavra-chave, não é? Então é ideal ter isso registrado em uma tabela do excel para ter o controle do que já foi criado e outras atividades.

Exemplificando…

Palavra-chave primária em foco: alimentação para cães
Buscas no Google Adwords Tool: +22.000 buscas mensais no Brasil (abril/2018)

 

Usando a palavra-chave nos primeiros parágrafos

A palavra-chave primária escolhida deve constar no 1º e 2º parágrafo, além de algumas vezes durante o texto e, especialmente, no final do texto. Muitas vezes é difícil inserir a palavra-chave no final, fica um pouco estranho, uma ideia interessante é usar um script para repetir o título do texto no final.

Se a palavra-chave primária em foco é a “alimentação para cães”, há a necessidade de escrever palavras similares. Vamos denominá-las de palavras-chave secundárias. Exemplos como alimentos para cachorros, alimentos para cães, alimentação de pets ou até palavras/frases maiores como “alimentação saudável para cachorros obesos”. Note que singular e plural ou preposições “de”, “para” etc. são consideradas palavras diferentes.

É importante usar a tag STRONG(<strong>minha palavra-chave</strong>) ou a tag Bold (<b>minha palavra-chave</b>) nestas palavras em destaque. Hoje a tag strong e a negrito/bold têm praticamente o mesmo peso para o Google, então, tanto faz o que você vai usar. Aqui costumamos usar o strong.

Utilize o strong na palavra-chave primária ao menos 1 vez. Uma sugestão interessante visualmente é usar na palavra-chave primária que está no 1o parágrafo.

Use mais 2-3 vezes em palavras-chave secundárias. As palavras-chave secundárias podem ser sinônimos da palavra-chave primária e devem ser usadas para atrair a atenção do usuário durante a leitura.

Os parágrafos não devem ser muito grandes, mantenha a média de 2 a 3 linhas, isso melhora a legibilidade do seu texto.”

 

Alguns macetes para Títulos e Subtítulos

A palavra-chave primária escolhida, neste caso “alimentação para cães”, deve estar no título e subtítulo.

Pensando na parte prática, no código HTML e título fica dentro das tags “title”, tente manter as palavras-chave primárias e secundárias em seu title conforme o exemplo abaixo:
<title>Palavra-chave primária, palavra-secundária | Sua Marca</title>

Se o seu site é uma plataforma como WordPress é bem provável que o seu Title seja também o seu cabeçalho ou Header 1.
Se você não tem a menor idéia do que Header 1 quer dizer em termos visuais, veja os headers abaixo:

Header 1

Header 2

Header 3

Header 4

Header 5
Header 6

Percebeu que existe uma diferença visual nestes cabeçalhos? O Google também entende isso.
Use a palavra-chave 1 vez no <h1> e/ou título <title>, 1 vez no subtítulo <h2>, e se for pertinente 1 vez ou mais nos <h3>.

Eventualmente, se seu site não tiver um title definido o Google automaticamente usará o H1 como o title da página. Algumas pessoas já deixam o Title igual ao H1 propositalmente, isso pode ser uma boa ideia para otimizar esforços e escrever um texto com maior rapidez, mas se possível, tente ser menos repetitivo.

 

Qual a importância do Title no meu texto?

Quando alguém faz uma busca no Google, o Title é o primeiro contato do leitor com o seu texto. A primeira frase que vai impactar o seu leitor levá-lo ao seu site, é o title. O Google usa o title como um dos principais atributos para posicionamento SEO. Certamente existem outros fatores que possuem mais peso de SEO, na verdade são mais de 200 fatores e o Google não passa para nós  exatamente quais deles possuem mais ou menos peso, mas dá uma idéia. Em breve teremos um texto falando apenas disso, por enquanto vale ler este texto do Brian Dean – 200 SEO Ranking Factors

Voltando aos titles, os buscadores aceitam até 90 caracteres, mas apenas 70 aparecem no snippet. Note que scripts de blogs como WordPress ou similares podem inserir um padrão com o nome do seu site neste title, portanto, vale prestar atenção em como está sendo feita a publicação do seu post.

A palavra-chave deve aparecer no início do title e no h1. Uma boa estratégia é sempre usar “Palavra-chave – Explicação sobre a palavra-chave”.

O subtítulo é uma descrição curta do título, apesar de que a palavra-chave deve estar dentre o subtítulo, não há a necessidade de aparecer no início. Os buscadores aceitam mais que 156 caracteres, mas apenas 156 caracteres que aparece no description.

As chamadas do texto

O texto deve conter chamadas para começar outro assunto. As chamadas de texto são frases que descrevem o início do novo assunto. Você pode escolher em usar negrito/bold ou strong.

A importância da utilização de Links Internos

Entende-se que links internos são palavras-chave (não use a palavra-chave do seu texto atual como âncoras para links internos) com links âncoras para outras URLs.

O texto deve conter links internos em palavras-chave de outros artigos. Os links internos distribuem a força de SEO internamente em seu site de forma semelhante ao que ações de link building fazem e ajudam muito no posicionamento do seu site e artigos. Muito se fala sobre usar um anchor text referente a palavra-chave que quer posicionar, mas devido às atualizações dos buscadores, principalmente do Google — como Panda e Pinguim — isso foi eliminado. Sendo assim, use anchor texts que inspiram o clique do usuário, também conhecidos como call to action.

 

Otimize as fotos e imagens para SEO

É importante o uso de fotos otimizadas para SEO durante o texto. Tente utilizar ao menos de 2 a 3 imagens por texto. Lembre-se de colocar a palavra-chave na tag ALT (a tag alt deve conter a descrição completa da imagem, esta tag é utilizada pelos softwares fazem a leitura de um website para quem possui deficiência visual).

 

Importantes regras conceituais do texto

Um texto deve ter no mínimo de 500 a 600 palavras, não havendo um máximo. Quanto mais conteúdo relevante, melhor o texto será na “visão” dos buscadores como o Google.

Sugerimos que não comece com palavras-chave que simplesmente são as mais buscadas. Comece com palavras-chave que possuam relevância para o seu negócio e preferencialmente com calda-longa. Em geral são menos concorridas e possuem um menor índice de dificuldade para entrarem nos primeiros resultados. .  recebam mais atenção para a criação do conteúdo, com mais informação, assim se posicionarão mais fácil.

Palavras com menos buscas requerem menos texto e, provavelmente, receberão uma boa posição em buscadores. Lembrando que todos os conteúdos podem ser rescritos no futuro, dependendo da posição nos SERPs que a palavra-chave se encontra.

É importante que o texto seja escrito de forma natural, onde o cliente que acesse o site entenda o texto e não pareça SPAM ou black-hat (conteúdo escrito apenas com intuito SEO, sem sentido e estruturação).

Indo para a prática.

 

Como deve ser uma boa estrutura HTML para SEO?

Para não ter muito erro, tente manter uma estrutura de HTML semelhante a esta:

<html>
<body>

(título)
(subtítulo)

<!DOCTYPE html>
<html>

   <head>
      <title>Alimentação para Cães -  alimentos saldáveis para seu pet </title>
   </head>

   <body>
      <h1>Alimentação para Cães - como escolher?</h1>
       Aqui você pode ter um breve texto mostrando o que o leitor encontrará de informações úteis ao longo do texto.

      <h2>Qual tipo de alimentação para cães você deve escolher para seu cão</h2>
       Abaixo do H2 você pode escrever uma frase que detalhará quais os pontos principais do seu texto e que mantenha-o querendo ler até o final

<h3>Purina é uma boa ração para cães<h3>
Descrição das informações que foram anunciadas no sub-subtítulo h3
      <p>parágrafos do seu texto</p>

<h3>Posso alimentar meu cão com chocolate?<h3>
Texto sobre chocolate

Continue escrevendo e utilizando os tópicos adicionar que precisar em h3

Não se esqueça de utilizar imagens e fazer os links internos. 


   </body>

</html>

 

Uma boa dica é usar este texto como um exemplo. Ele foi escrito para posicionar a palavra-chave “textos seo”, ainda que existam menos de 100 buscas mensais no Brasil pela palavra é umas das que mais convertem para nós.

 

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