E-mail marketing
Resumidamente é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, ou o envio de mensagens comerciais para um grupo de pessoas que utilizam o e-mail. Em seu sentido mais amplo, cada e-mail enviado a um cliente atual ou potencial pode ser considerado como E-mail Marketing, desde que este esteja relacionado à fidelização de clientes, construção da lealdade e consciência da Marca, incentivo a compras, ou divulgação de produtos e serviços.
O E-mail Marketing também é uma ótima ferramenta de Marketing de Relacionamento, quando bem aplicado permite que o anunciante melhore a relação comercial com seus clientes. Também é recomendado para envio de informativos periódicos, notícias, artigos e comunicados internos, pesquisas de satisfação, cartões comemorativos e datas de aniversário, já na organização de eventos, por exemplo, o marketing por e-mail pode ser aplicado para a distribuição de convites, confirmação de presença e agradecimento de participação.
Nesse sentido, as empresas que adotam o e-mail marketing têm uma série de benefícios:
• proatividade – em vez de esperar o interesse do cliente, a empresa pode encontrá-lo;
• interatividade — possibilita que o cliente interaja imediatamente com a mensagem;
• segmentação — é possível direcionar a mensagem por sexo, faixa etária e grupos de interesse;
• personalização — a mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do cliente;
• mensuração — o retorno da ação realizada é acompanhada em tempo real.
[separator headline=”h3″ title=”Porquê é o e-mail marketing é diferente da mala-direta e outras mídias”]
Diferente da mala direta, o e-mail marketing oferece vantagens como a velocidade, economia e praticidade. No E-mail marketing a velocidade de entrega é muito maior, enquanto que, pelo correio, a mensagem tradicional leva de três a cinco dias para ser entregue, utilizando a Internet, o cliente a recebe imediatamente, sua praticidade é relacionada à capacidade de obtenção de resposta imediata e pelo fato de se precisar apenas do nome e endereço eletrônico do usuário final enquanto o serviço postal exige mais dados como CEP, Endereço, Cidade e Estado. Em termos de economia o e-mail marketing reduz os custos de criação, despesas de postagem e impressão.
A RAPT desenvolveu sua própria ferramenta para gerenciamento de campanhas de E-mail Marketing e SMS, o GEM que foi criado para tornar o processo de envios simples até mesmo para usuários com pouca ou nenhuma experiência de marketing e web. Entre em contato e peça para conhecer a ferramenta. O GEM auxilia a sua empresa a obter melhores resultados em divulgação online.