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Textos SEO – Criação de Conteúdos Otimizados para SEO

Guia para Criação de Conteúdos e textos Otimizados para o Google (SEO)

Documento de Treinamento SEO

Considerando que SEO (Search Engine Optimization) é a ciência de marketing digital específica do tema e o conteúdo é um dos principais fatores para melhorar o posicionamento de um site, foi criado este guia para criação de textos SEO. Não é uma regra seguir isso, mas é uma boa sugestão de estratégia baseada em alguns fatores importantes.

O conteúdo otimizado para SEO deve seguir algumas regras e fluxos para melhor posicionar a página e o próprio conteúdo no Google. E esta é a nossa sugestão para criar bons textos SEO e posicionar nos buscadores como o Google.

Definição da Palavra-chave (Keyword Density)

Todo o conteúdo deve ser focado em uma palavra-chave principal — escolhida por meio do Google Adwords Tool*. Vamos chamá-la de palavra-chave primária, ok?

Esta palavra deve ser repetida dentro do conteúdo no mínimo 4 vezes (densidade), além de mais 5-10 vezes de um modo similar. Isso tudo depende do tamanho do texto que você vai criar.

Mas lembre-se: a base do sucesso para os textos SEO é a qualidade do conteúdo. Quanto mais conteúdo (de qualidade!) melhor para gerar resultados.

*Google Adwords Tool
É a ferramenta do Google para ver quais palavras-chaves são mais buscadas por usuários.
Clique aqui e dê uma olhada.

IMPORTANTE: Sempre criar um EXCEL com uma lista de palavras-chave de acordo com cada URL. O que isso quer dizer? Cada texto otimizado por SEO será focado em uma palavra-chave, não é? Então é ideal ter isso registrado em uma tabela do excel para ter o controle do que já foi criado e outras atividades.

Exemplificando…

Palavra-chave primária em foco: alimentação para cães
Buscas no Google Adwords Tool: +22.000 buscas mensais no Brasil (abril/2013)

Usando a palavra-chave nos primeiros parágrafos

A palavra-chave primária escolhida deve constar no 1º e 2º parágrafo, além de algumas vezes durante o texto e, especialmente, no final do texto. Muitas vezes é difícil inserir a palavra-chave no final, fica um pouco estranho, uma ideia interessante é usar um script para repetir o título do texto no final.

Se a palavra-chave primária em foco é a alimentação para cães, há a necessidade de escrever palavras similares. Vamos denominá-las de palavras-chave secundárias. Exemplos como alimentos para cachorros, alimentação de cães, alimentação de pets ou até palavras/frases maiores como “alimentação saudável para cachorros obesos”. Note que singular e plural ou preposições “de”, “para” etc. são consideradas palavras diferentes.

É importante usar o comando STRONG nestas palavras em destaque. Mas cuidado: muitos confundem o comando strong com negrito/bold.

Na palavra-chave primária 1 vez. Uma sugestão interessante visualmente é usar na palavra-chave primária que está no 1o parágrafo.

E mais 2-3 vezes em conteúdo relevantes, denominados de palavras-chave secundárias, quais você quer gerar atenção durante a leitura do usuário.

Os parágrafos não devem ter menos/mais que 4-5 linhas. É possível usar referência da sua própria tela do Word na fonte Times New Roman ou Calibri, tamanho de letra 12.

Alguns macetes para Títulos e Subtítulos

A palavra-chave primária escolhida, neste caso “alimentação para cães”, deve estar no título e subtítulo.

O título é o código <h1> e o subtítulo o código <h2>. Muitos também usam o H1 como o title da página, isso pode ser uma boa ideia para otimizar esforços.

Caso seja o seu caso usar o title como h1, ele será a introdução do seu texto. Serve tanto para marketing já que apareça no snippet do seu site nos SERPs, como um dos principais atributos para posicionamento SEO. Além disso, normalmente também aparece no começo do texto já no seu site.

Os buscadores aceitam até 90 caracteres, mas apenas 70 aparecem no snippet. Note que scripts de blogs como WordPress ou similares inserem o nome do seu site neste title. A palavra-chave deve aparecer no início do title/h1. Uma boa estratégia é sempre usar “Palavra-chave – Explicação sobre a palavra-chave”.

O subtítulo é uma descrição curta do título, apesar de que a palavra-chave deve estar dentre o subtítulo, não há a necessidade de aparecer no início. Os buscadores aceitam mais que 156 caracteres, mas apenas 156 caracteres que aparece no description.

Exemplificando…

Alimentação para Cães Saudáveis (título)
Qual tipo de alimentação para cães você deve escolher para seu cão (subtítulo)

As chamadas do texto

O texto deve conter chamadas para começar outro assunto. As chamadas de texto são frases que descrevem o início do novo assunto, como a própria que antecede este parágrafo. Você pode escolher em usar negrito/bold ou strong neste caso. Caso conste alguma palavra-chave primária ou secundária, o ideal é usar strong.

A importância no uso de Links Internos

Entende-se que links internos são palavras-chave com links ou hyperlinks para outras URLs.

O texto deve conter links internos em palavras-chave de outros artigos. Os links internos servem como link building e ajudam muito no posicionamento do seu site e artigos. Muito se fala sobre usar um anchor text referente a palavra-chave que quer posicionar, mas devido às atualizações dos buscadores, principalmente do Google — como Panda e Pinguim — isso foi eliminado. Sendo assim, use anchor texts que inspiram o clique do usuário, também conhecidos como call to action.

Otimizando as fotos para SEO

É importante o uso de fotos otimizadas para SEO durante o texto. Em breve poderá ler um artigo sobre esta otimização.

Importantes regras conceituais do texto

Um texto deve ter no mínimo de 300 a 600 palavras, não havendo um máximo. Quanto mais conteúdo e conteúdo relevante, melhor o texto será na visão dos buscadores como o Google. É sugerido sempre que palavras com mais buscas e mais concorridas, devem receber mais atenção para a criação do conteúdo, com mais informação, assim se posicionarão mais fácil. Palavras com menos buscas requerem menos texto e, provavelmente, receberão uma boa posição em buscadores. Lembrando que todos os conteúdos podem ser rescritos no futuro, dependendo da posição nos SERPs que a palavra-chave se encontra.

É importante que o texto seja escrito de forma natural, onde o cliente que acesse o site entenda o texto e não pareça SPAM ou black-hat (conteúdo escrito apenas com intuito SEO, sem sentido e estruturação).

Uma boa dica é usar este texto como um exemplo. Ele foi escrito para posicionar a palavra-chave “textos seo”, ainda que existam menos de 100 buscas mensais no Brasil pela palavra.

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